Jōdo Shinshū

O Higashi Honganji, oficialmente conhecido como Shinshū Honbyō, é o templo matriz da Ordem Shinshū Ōtani da Escola Jōdo Shinshū (Budismo Shin), cujo fundador é o Mestre Shinran (1173-1262).  Sua imagem está consagrada no altar do Pavilhão do Fundador, enquanto a imagem do Buda Amida está no Pavilhão de Amida.  Após a morte do Mestre Shinran, um mausoléu foi construído por seus seguidores próximos em Ōtani, Quioto, e suas cinzas foram ali enterradas, a partir do qual o atual Higashi Honganji surgiu muitos anos depois. Desde então, com grande apoio de seus seguidores, o Higashi Honganji tem servido como um centro espiritual, onde podemos encontrar os ensinamentos do Nembutsu esclarecidos pelo Mestre Shinran, a fim de descobrir o sentido da vida e despertar para uma verdadeira relação com aqueles seguindo o mesmo caminho (dōbō). Por meio do encontro com seu Mestre Hōnen (1133-1212), o Mestre Shinran foi capaz de descobrir o Caminho do Nembutsu do Voto Original, que transcendeu a vida e a morte, e assim superou o sofrimento e a ansiedade em sua própria vida. Portanto, para nós que vivemos em tempos turbulentos como estes, incapazes de encontrar qualquer sentido na vida ou vontade de viver, este ensinamento é de fato uma grande luz e conforto.

Ōtani Sobyō (Mausoléu de Ōtani)

O Mestre Shinran, que faleceu aos noventa anos em 28 de novembro de 1262, foi cremado em Higashiyama Toribeno em Quioto, e suas cinzas foram enterradas em Ōtani. Ali, um mausoléu foi construído e a imagem do Mestre Shinran foi consagrada. Esta, então, é a origem do atual Higashi Honganji.

O estabelecimento de Honganji

O Mausoléu Ōtani foi construído com a cooperação da filha do Mestre Shinran, Kakushinni, e seus seguidores próximos na área de Kantō. A posição de Zelador (rusu-shiki ) foi herdada de Kakushinni por seu primeiro filho, Kakue, seguido por seu neto, Kakunyo, que se tornou o terceiro sucessor. Ele acabou mudando o nome do mausoléu para Honganji, que então foi oficialmente reconhecido como um templo. Mais tarde, o Honganji se afiliou ao templo Tendai Shōren-in, onde o Mestre Shinran foi ordenado, e começou a assumir as características dessa escola budista em particular, como ter um lugar no altar para queimar pequenos pedaços de madeira para invocar ajuda divina (gomadan).

Restauração pelo Mestre Rennyo

O sétimo sucessor, Zonnyo, construiu dois Pavilhões no Honganji: o Pavilhão do Fundador (Goei-dō ), no qual a imagem do Mestre Shinran foi consagrada, e o Pavilhão de Amida (Amida-dō ) onde a figura de Amida Nyorai (Amida Buda) foi colocada. Zonnyo promoveu o ensinamento na província de Ōmi (atual prefeitura de Shiga) e na região de Hokuriku.

O Mestre Rennyo, filho de Zonnyo, tornou-se o oitavo sucessor em 1457, e iniciou a reforma do Honganji onde “nem mesmo uma única pessoa participou”, abolindo os ritos e adornos da denominação Tendai. Em vez disso, ele estabeleceu o formato de cantar o Shōshinge  e os Wasan (hinos) compostos pelo Mestre Shinran. Além disso, por meio da introdução positiva do ensinamento na província de Ōmi, ele estabeleceu conexões com muitos seguidores.

No entanto, os monges Tendai do Monte Hiei se sentiram ameaçado por essas atividades e destruiram o Honganji. O Mestre Rennyo fugiu para a província de Ōmi e, mais tarde, iniciou uma comunidade em Yoshizaki, na província de Echizen (atual prefeitura de Fukui), onde continuou a propagação. Ele espalhou os ensinamentos do Mestre Shinran para muitas pessoas, especialmente através de Cartas (Ofumi ) facilmente compreensíveis e organizando reuniões locais ().

Quando Yoshizaki se tornou próspero, a discórdia com outros grupos religiosos estabelecidos surgiram e confrontos políticos se desenvolveram, resultando em levantes dos seguidores de Shinshū (Ikko-ikki ). Deplorando a expansão de tais conflitos, o Mestre Rennyo partiu para a província de Kawachi (atual prefeitura de Osaka) e espalhou o ensino do Nembutsu por lá.

Depois disso, com o objetivo de reconstruir o Honganji, o Mestre Rennyo rumou para Yamashina, Quioto. Enquanto passou seis anos, a partir de 1478 ele concentrou os esforços de seus seguidores em todo o país para construir um templo completo com edifícios, incluindo o Pavilhão do Fundador e o Pavilhão de Amida. Seguidores, mercadores e artesãos se reuniram ao redor do templo e estabeleceram uma cidade, que foi descrita como “esplêndida como a terra de Buda”.

A Batalha de Ishiyama

Em 1532, os seguidores do Hokke-shū (denominação Nichiren), que temiam a expansão do poder de Honganji, de repente atacaram e incendiaram o templo em Yamashina. O décimo sucessor, Shōnyo, fugiu para Ōsaka (Ishiyama) e estabeleceu um templo principal lá. Assim como em Yamashina, uma cidade-templo se desenvolveu em torno de Honganji.

No entanto, por volta da época do décimo-primeiro sucessor, Kennyo, o Honganji foi novamente confrontado com uma crise. Nobunaga Oda, que aspirava a colocar todo o país sob seu domínio, exigiu a posse do Honganji em Ōsaka por causa de sua localização geográfica e estratégica ideal. O Honganji se recusou e a luta começou em 1570. Isso é conhecido como a Batalha de Ishiyama. Embora o Honganji tenha confrontado Nobunaga com a ajuda de seguidores de todo o país e senhores feudais como Mōri, finalmente se estabeleceu a paz em 1580 e o Honganji de Ōsaka foi entregue a Nobunaga.

A divisão em Higashi e Nishi

Dois anos depois que o Honganji deixou Ōsaka, e depois que Nobunaga morreu no incidente de Honnōji, Hideyoshi Toyotomi se ocupou do Honganji e doou terras em Tenma, Osaka e mais tarde em Horikawa Shichijō, Quioto. No entanto, em 1592, logo após Honganji se mudar para Quioto, Kennyo faleceu e foi sucedido por seu primeiro filho Kyōnyo. Uma disputa sobre a sucessão surgiu, no entanto, no ano seguinte, e Hideyoshi foi convidado a arbitrar. Ele decidiu que Kyōnyo deveria renunciar e passar o cargo para seu irmão mais novo, Junnyo. Mais tarde, em 1602, Kyōnyo construiu outro templo em Karasuma Rokujō, em um terreno doado a ele por Ieyasu Tokugawa. Assim, Honganji foi dividido em dois, causado originalmente pelo conflito entre as facções de reconciliação (Kennyo) e resistência (Kyōnyo) na Batalha de Ishiyama e o templo em Karasuma passou a ser chamado de Higashi (leste) Honganji.

Apesar da divisão, Higashi Honganji e seus seguidores estabeleceram uma base sólida como uma denominação budista importante no Japão. Os edifícios, incluindo o Pavilhão do Fundador e o Pavilhão de Amida, foram destruídos por incêndios por quatro vezes durante o período Edo e foram reconstruídos em todas as vezes. Os dois pavilhões atuais foram concluídos em 1895.

Reconstrução dos dois Pavilhão

Depois de ser dividido em Higashi e Nishi, Higashi Honganji planejado para reconstruir seus dois pavilhões para o Mestre Shinran pelo seu quarto centenário no Rito Memorial de 1661. O Pavilhão do Fundador, concluído em 1658, era enorme, quase do mesmo tamanho que o atual, enquanto Pavilhão de Amida tinha metade o tamanho. As pinturas de artistas como Kanō Sanraku e Kaihō Yushō embelezavam as divisórias e portas de correr de outros edifícios.

No entanto, cerca de 130 anos depois, em 1788, um grande incêndio devastou toda a cidade de Quioto, destruindo os dois pavilhões e outros edifícios. Com a ajuda de seguidores em todo o país e materiais doados pelo xogunato Tokugawa, o Pavilhão do Fundador Mestre Shinran foi reconstruído em 1797 e o de Amida no ano seguinte. O tamanho do Pavilhão do Fundador era quase o mesmo, embora de Amida tenha se tornado um pouco maior. Devido às circunstâncias que envolveram a divisão da denominação em Higashi e Nishi, o xogunato Tokugawa tratou melhor o primeiro e às vezes também doou materiais de construção para reconstrução posterior em 1823 e em 1858.

No entanto, apenas vinte e cinco anos após a reconstrução dos dois pavilhões, eles foram novamente queimados com outros edifícios em 1823 devido a um incêndio acidental dentro das instalações. Estes foram reconstruídos em 1835. Tanto o Pavilhão do Fundador como o de Amida tinham o mesmo tamanho de antes.

Em 1858, um incêndio ocorreu em uma casa particular em Suwa-chō, ao norte do templo, e Higashi Honganji sofreu a tragédia de perder os dois corredores e outros edifícios novamente. Com Rito Memorial dos 600 anos do Mestre Shinran em 1861 próximo, estas várias estruturas precisava ser reconstruída rapidamente. Sem tempo para esperar por doações do shogunato, dois pavilhões temporários foram construídos em apenas dois anos. Embora temporários, eles tinham exatamente as mesmas dimensões daqueles construídos em 1835, assim como os outros edifícios. Quando Tokugawa (Hitotsubashi) Yoshinobu visitou Quioto pela primeira vez depois de se tornar o guardião do shōgun, ele os usou como alojamento por alguns meses.

No período tumultuado dos últimos dias do xogunato Tokugawa, um incêndio causado pelos Kinmon (Hamaguri Gomon) ocorreu em 19 de julho de 1864, destruiu completamente os dois corredores de Higashi Honganji mais uma vez junto com a mansão no Jardim Shōsei-en.

Em 1879, após a confusão da Restauração Meiji de 1868, a reconstrução dos dois pavilhões finalmente começou. Na maior parte, foi decidido seguir a mesma escala e desenho dos corredores construídos em 1835. No entanto, desta vez, o Pavilhão de Amida foi reconstruído um pouco maior.

Itō Heizaemon da província de Owari (atual prefeitura de Aichi) foi o principal construtor do Pavilhão do Fundador, e Kigo Tōsai do oeste de Quioto reconstruiu o Pavilhão de Amida. Ambos participaram da reconstrução dos pavilhões anteriores, e possuíam as melhores técnicas e visão criativa da época. Muitos dos outros artesãos também tiveram essa experiência anterior. Pode-se dizer que esta construção final de Higashi Honganji foi o último palco público para carpinteiros de templos-santuários (do-miya daiku), que trabalharam no período Edo, para exibir sua perícia.

Grandes pedaços de madeira foram doados para esta operação. Começando com o distrito de Hokuriku, portos foram construídos em todo o país para receber as madeiras. De lá, foi transferido para Ōsaka e depois transportado de trem para Quioto. Para serrar e vários outros tipos de preparações, uma grande extensão de terra ao sul de Higashi Honganji, ao norte da estação de Quioto, foi usada como local de trabalho, e uma ferrovia especial foi construída para atendê-la. Os seguidores na província de Mikawa (atual prefeitura de Aichi) empreenderam a preparação das telhas, assando cerca de 300.000 telhas e entregando-as ao templo. Seguidores na província de Owari e Ōsaka doaram a maior parte dos mais de 1.200 tatames para os dois pavilhões.

Devido às contribuições desses seguidores, em 1895, dezoito anos após o anúncio do esforço de reconstrução, os dois pavilhões foram finalmente concluídos. A reconstrução de outros edifícios continuou de forma constante e em 1911 o Rito Memorial de 650 anos de Shinran, o Pavilhão Branco e Preto (Shiro e Kuro Shoin), a porta do Pavilhão do Fundador e a porta do Pavilhão Amida já tinham sido concluídos, o Higashi Honganji recuperou quase todo sua aparência anterior.

Embora o Higashi Honganji tenha repetidamente encontrado tragédias ao longo de sua história, com incêndios em quatro ocasiões diferentes, a cada vez toda a comunidade da denominação concentrou suas aspirações e reconstruiu os dois pavilhões sem reduzir ou simplificar sua escala, mas aumentou a profundidade de sua magnificência e dignidade . Isso representa a manifestação da mente religiosa de nossos predecessores que parecia brotar do fundo de seus corações. A existência dos dois pavilhões é insubstituível, transmitindo as dificuldades vividas ao longo da história da reconstrução e nos lembrando do respeito de nossos antecessores por Shinshū Honbyō, o local central de prática de nossa tradição.

Santuário Central (Honzan) em Quioto – Pavilhão do Fundador e ao fundo Pavilhão do Buda Amida

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